trabalhos
Banco de Dados na Nuvem
Profissionais de dados estão adotando conceitos de computação em nuvem para oferecer bancos de dados como um serviço -- facilitando as dificuldades de gerenciamento e enviando usuários para a nuvem.
O cenário de computação está passando por um momento de transição. A quantidade de operações e serviços utilizados na web está crescendo de forma acelerada. A expansão da nuvem é uma das grandes protagonistas por tal crescimento e parte do princípio de que tudo está na web. Isto é, os dispositivos de hardware, o programa a ser acessado, o processamento e armazenamento das informações, tudo está em um determinado lugar na Internet.
A grande rede de computadores, além de permitir comunicação entre os diversos computadores interligados, é o ponto-chave para acesso a uma variedade de tecnologias, produtos e serviços. Os computadores ou softwares locais seriam como um chip conectado à web. O termo “nuvem” é empregado para se criar uma simples analogia com a Internet e por outro lado ocultar a complexidade e trabalho que é reunir todas essas características e conceitos de computação.
Muitos aspectos de computação em nuvem estão associados à virtualização de recursos. Os grandes provedores de serviços e tecnologias aderiram a esse novo modelo de oferecer serviços. Um exemplo é a Microsoft, que está provisionando serviços alocados em seus Data Centers com virtualização. Isso demonstra já uma aposta nesse novo conceito de computação com a exploração dos benefícios da virtualização.
Para empresas que desejam obter uma maior representatividade de mercado, o bom gerenciamento das informações tornou-se essencial e por este motivo, é fundamental que a informação esteja disponível sempre que for necessária. Com isso, o conceito de um banco de dados que gerencie estas informações é cada vez mais importante. Com o advento da internet nos últimos anos, surgiu o conceito de computação em