Trabalhos
É uma prática que visa ampliar as condições de desempenho de profissionais, que atuem ou pretendam aturar nas organizações, percebendo as demandas atuais e promovendo mudanças.
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional: * Analisar cargos e salários; * Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários; * Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo); * Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários; * Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais; * Organizar um clima organizacional mais eficaz; * Resolver situações de conflitos entre funcionários; * Projetar sistema de avaliação de desempenho; * Avaliar a eficácia de uma prática específica.
_Qual é a diferença da Psicologia Organizacional em relação a outras áreas da mesma?
Eu acredito que a Psicologia é única, voltada ao bem estar e as pessoas, a diferença simples está nas atividades desempenhadas no dia a dia, a Psicologia organizacional está mais voltada para o grupo de trabalho e de pessoas, a produtividade, e o desempenho no trabalho, por que se as pessoas não estão bem, seja com algum problema em casa, stress de trabalho, ou algo do gênero, não será produtivo pra empresa, pois a pessoa vai produzir menos, e o bem estar do funcionário é o principal ponto onde o Psicólogo deve trabalhar, para que o