Trabalhos
Alessandra Eulália*
Cristiane Alves**
Priscylla P. Ferreira***
Resumo: A gravidez na adolescência é motivo de preocupação das organizações de saúde nacionais e internacionais pelas repercussões físicas, psicológicas e sociais deste fenômeno na sociedade atual. Este artigo busca uma reflexão sobre a implementação e efetivação das políticas de saúde que contemple adequadamente essas demandas. Portanto observa-se que algumas ações já estão ocorrendo no Brasil e no Estado de Mato Grosso, definidas a partir de políticas, programas e projetos voltados para adolescentes e jovens. Este estudo pretende apresentar o que foi implantado e o que está sendo feito atualmente.
Palavra chave: adolescente. gravidez. políticas de saúde.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa se realizou através de estudos bibliográficos de diversos autores que abrangem o tema gravidez na adolescência e políticas públicas de saúde. A seleção das obras foi feita através de leituras em revistas científicas, artigos científicos, livros e documentos coletados em campo, os quais foram Hospital Universitário Júlio Muller, Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretária Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Trabalhar com o tema da adolescência em nosso país consiste em um grande desafio, pois ainda que inúmeros esforços no campo da saúde, da educação e dos direitos tenham sido realizados e tenham influenciado políticas públicas, a implementação de ações voltadas para adolescentes e jovens não tem sido uma tarefa fácil, principalmente em um país de dimensões continentais marcado por tantas desigualdades econômicas e sociais.
Deste modo, ressaltamos a necessidade de que no campo da saúde coletiva se abram cada vez mais espaços para que o adolescente sinta-se acolhido e à vontade para compartilhar seus saberes e suas dúvidas. É necessário ainda, que se construam pontes para trocas de informações entre os