Trabalhos
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
Aluno: Marcelo Adriano de Souza
Professora: Dra. Fabiana
1°Ano/Período
Faculdade Calafiori
Fermentação Alcoólica
Relatório científico * OBJETIVO
Essa experiência tem como objetivo mostrar o processo de fermentação onde há obtenção de energia a partir de compostos orgânicos na ausência de oxigênio.
* METODOLOGIA APLICADA
Foram usadas três situações diferentes:
1° água + açúcar
2° água + açúcar + fermento
3° água + fermento
Essas substâncias foram colocadas dentro de uma garrafa pet (600 ml) e vedadas na parte superior com uma bexiga.
* RESULTADOS
Foi observado que apenas na segunda composição houve fermentação, pois a bexiga começou a encher vagarosamente enquanto as demais não alteraram o seu estado normal.
* DISCUSSÃO
Somente na segunda solução houve fermentação (água+açúcar+fermento) devido aos fungos que existem no fermento. Os fungos se alimentam do açúcar (glicose) e vão produzir gás carbônico e álcool etílico (fermentação alcoólica). O gás carbônico produzido na fermentação fez com que a bexiga enchesse.
* CONCLUSÃO
Conclui que devido à reação química existentes entre os 3 compostos orgânicos há uma liberação de gás carbônico pelo processo de obtenção de energia pelos fungos que se alimenta de glicose (açúcar) que infla a bexiga.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PAULINO; W.R. Citologia e Histologia. In; BIOLOGIA. Série Novo Ensino Médio. 8. Ed; São Paulo
Editora ática 2004; Cap. 27 p 120 -124.
* RELAÇÃO ENTRE FERMENTAÇÃO LÁCTICA E MÚSCULO
Primeiro vamos entender como se dá a fermentação láctica. É a fusão entre a glicose (C₆H₁₂O₆)↔ácido láctico (C₃H₆O₃)↔2ATP(molécula de energia). A célula muscular produz fermentação láctica devido ao intenso exercício físico. Esse acúmulo de ácido láctico fica nos músculos ocorrendo assim câimbras (fadiga muscular). O ácido láctico cai na corrente sanguínea e é novamente transformado em glicogênio, no