Trabalhos
A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias. Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela.
-Transporte Passivo: é o deslocamento de substancia a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia.
Difusão Simples: a difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica).
Quanto maior for a diferença entre as concentrações, mais rápido será o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante.
Difusão Facilitada: também ocorre como na difusão simples, mais depede da participação de proteína transportadora localizada na membrana plasmática.
Osmose: A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta.
- Transporte Ativo: contra a gradiente de concentração e com gasto de energia.
Bomba de Sódio e Potássio: mantem uma diferença de concentração entre os meios extracelular e intracelular, depende de transportadores proteicos da membrana plasmática. Outras processos de transporte da célula:
Fagocitose: A fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides.
Pinocitose :A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por