trabalhos
Disciplina: Filosofia
Etapa Letiva: 4º bimestre de 2013
Professor: Paulo César Soares
A filosofia de Platão
Nome do(a) Aluno(a)
Layane Rocha Pereira
1ª série EM – Turma 2
Patos de Minas,
Novembro de 2013. Introdução
Se por filosofia se entende um conjunto harmônico de teses ordenadas e coerentes então a filosofia de Platão não existe. O pensamento de Platão está sempre caminhando. Nada mais longe de sua mentalidade que a ordem e a coerência.
Platão é o primeiro pensador que desenvolveu toda temática filosófica. A filosofia pré-socrática era fragmentaria e se reduzia quase exclusivamente ao problema cosmológico. Sócrates mudou de direção e orientou sua investigação para o problema ético e psicológico. Com Platão a filosofia penetra em ambos domínio e entra a ciência do objeto e do sujeito. Além disso, com Platão convergem todas as correntes anteriores.
Conclusão
Os principais pontos pesquisados nesse trabalho são:
A vida do pensador Platão, quando nasceu e morreu.
A teoria do conhecimento; o mundo das idéias e o mundo sensível, fala sobre suas teorias explicando-as.
A concepção do homem como corpo e alma: da a explicação para a teoria de Platão.
A filosofia política de Platão: o que ele pregava em sua política.
O amor platônico: explicar a teoria muito conhecida de amor platônico.
1- A vida do pensador Platão
Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome