trabalhos
1.1 – Comportamento Organizacional e Psicologia
Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é um campo de estudo que objetiva prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas.
1. CO focaliza os comportamentos observáveis e também as ações interiores como pensar, perceber e decidir.
2. CO estuda o comportamento das pessoas como indivíduos e como membros de grupos e organizações.
3. CO analisa o “comportamento” das unidades sociais mais amplas (grupos e organizações). Grupos e organizações não se comportam da mesma maneira que os indivíduos.
As três áreas do comportamento organizacional são:
Comportamento microorganizacional. Desenvolveu-se a partir de várias sub-áreas da psicologia (como, por exemplo, clínica, experimental, industrial). O comportamento microorganizacional estuda o comportamento individual dentro de uma organização. Pertencem a essa área as questões sobre a habilidade individual, a motivação e a satisfação.
Comportamento mesoorganizacional. Desenvolveu-se a partir das comunicações, da psicologia social e da sociologia interacionista. O comportamento mesoorganizacional procura compreender o comportamento das pessoas que trabalham juntas em equipes e grupos. Estuda questões como liderança, socialização e dinâmica de grupo.
Comportamento macroorganizacional. Desenvolveu-se a partir da sociologia, economia, antropologia e ciência política. Trata de questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência e as influências culturais e ambientais.
O comportamento organizacional, assim definido, surge em 1940 a partir dos esforços de pesquisadores das áreas de Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Economia e demais Ciências Sociais de desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais, conforme quadro abaixo. O estudo do comportamento organizacional tem suas raízes também na pesquisa e