Trabalhos
ETAPA 1
1. O que é Auditoria Auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. É um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade a consecução dos objetivos.
2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.
A auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos:
Auditoria Interna: Que é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidades de serviço e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa. A atividade de auditoria interna geralmente é desempenhada por departamento de uma entidade incumbido pela direção de efetuar verificações necessariamente necessárias e de avaliar os sistemas e procedimentos da entidade, com vista a minimizar as probabilidades de fraude, erros ou praticas ineficazes. A auditoria interna deve ser independente no seio da organização e reportar diretamente à direção.
A auditoria interna pode ser dividida nos seguintes tipos Contábil Operacional De compliance De sistemas Fiscal e tributária De qualidade e ambiental
Auditoria Externa ou Independente: Tem como finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis