Trabalhos
ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAPS DE
CRUZ ALTA
SCHULTZ, Aguida L. Veriato1; VIRGOLIN, Isadora W. Cadore2; MOREIRA, Manoel F. R.3
Palavras-Chave: Processo de Trabalho. Serviço Social. Saúde Mental.
Introdução
Este estudo pretende apresentar uma análise acerca do processo de trabalho do
Assistente Social na área da saúde mental tendo como base a experiência vivenciada no CAPS de
Cruz Alta através do Estágio Supervisionado I em Serviço Soc ial. Esta fase do estágio objetivou possibilitar a compreensão e aprofundamento das competências teórico -metodológicas, técnicooperativas e ético- políticas inerentes a atuação do Assistente Social.
A inserção do Serviço Social na sociedade se consolidou mediante um serviço especializado que em premissa o Estado, utilizava -se na tentativa de mediar o conflito gerado pelo capital x trabalho.
De acordo com Freire (1998), a dinâmica estabelecida entre a reestruturação produtiva e a política do Estado, baseada na vertente teórica neoliberal, estão ao longo da história desregulamentando os “direitos sociais públicos e universais”, o que gera inúmeros agravos mediante a efetividade das políticas públicas, principalmente no Brasil.
Constata-se que nos serviços de saúde essa realidade é mais evidente, devido estar presente neste sistema uma ampla infiltração do capital e dos serviços privados dentro do setor público, o que fomenta a base para a ampliação do estado mínimo, sendo que a regulação cada vez mais faz-se pelo mercado capitalista de produção, que por sua vez amplia as desigualdades sociais. Mediante a realidade forjada pelo sistema capitalista, surge o objeto de trabalho do
Serviço Social, a questão social, identificada como “elemento central do projeto de profissão, a
1
Acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. E-mail aguida_schultz@hotmail.com. 2
Professora do Curso de Serviço Social e