Trabalhos
1) Introdução:
A expansão marítima, também conhecida como Grandes Navegações, foi um evento que aconteceu a partir do século XV sob a liderança de Portugal e Espanha com o objetivo de obter riquezas (através das atividades comerciais), pela intenção de expansão territorial, a difusão do cristianismo para outras civilizações e a tentativa de superar os perigos do mar, tanto imaginários quanto reais. Alguns dos motivos para as Grandes Navegações foram a falta de alimentos para abastecer as cidades, a falta de moedas e encarecimento das especiarias (cravo, pimenta-do-reino, canela) e a conversão ao cristianismo. O oceano Atlântico era conhecido como Mar tenebroso pois achavam que nele haviam monstros marinhos e algumas pessoas acreditavam que a terra era plana, assim em determinado ponto da viagem a embarcação era atacada por monstros ou cairia em um abismo sem fim. Alguns dos ricos “reais” são a falta de alimento, água e o aparecimento de doenças, desta forma, poucas embarcações retornavam.
2) Desenvolvimento
• Crise Europeia e suas influências na expansão marítima: - A Guerra dos Cem anos que arruinou a França e a Inglaterra e afetou toda a Europa.
- As cidades italianas dominavam o comercio especiaria pelo mar mediterrâneo. Ficou conhecida como Monopólio das Cidades Italianas.
- Não havia ouro e prata o suficiente para fabricar moedas
- A Peste Negra, que matou um terço da população europeia.
• Motivos da Expansão Marítima: A Revolução Comercial, o aumento na quantidade de troca de excedentes e o surgimento das grandes feiras e a intensificação quanto a circulação de moedas de outro e prata. A partir do século X, o aumento da população pressionada pelo comercio e produção de alimentos, o aperfeiçoamento de instrumentos agrícolas e a intensificação da