Trabalhos
A MÚSICA EM SALA DE AULA: CONTEXTUALIZANDO SABERES.
Por seu caráter de socialização a música pode atrair a atenção do aprendente através de textos que versem a questão social que está mais próximo do seu conhecimento de mundo.
Prof.ª Esp. MARIA VALDA MOREIRA, pedagoga, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –UVA, professora da rede municipal de ensino de Fortaleza- CE, com muitos anos de experiência e vivência em sala de aula no ensino fundamental I.
Palavras-chave: identidade, criticidade, realidade, confiabilidade, possibilidade.
-1-
Introdução
A escola necessita fazer com que seus educandos sintam-se atraídos e estimulados a desenvolver seu senso crítico através da cultura leitora, facilitando seu acesso a diferentes formas de saberes. Ressalta-se a música por seu caráter de socialização, sendo um dos meios de maior aproximação com sua realidade, isto é, por estar presente no cotidiano, seja qual for seu gênero musical. Ao escolher a música como tema para trabalhar os núcleos temáticos, a finalidade é possibilitar aos estudantes, caminhos para refletir que relação a mesma tem com a nossa realidade na questão social nos temas (moradia, condição racial, condição econômica, marginalização ) . Quanto mais plurais forem as oportunidades de se trabalhar contextos em diversas situações e meios, maiores serão as possibilidades de se fomentar o gosto pela leitura.Trazer a música para dentro da sala de aula e/ou escola é possibilitar novas oportunidades de contextualização de saberes e conceitos.
-2-
1-PARA QUE A MÚSICA EM SALA DE AULA