Trabalhos
A automação de processos industriais vem sendo cada vez mais utilizados em sistema de produção das indústrias de grande porte devido à forte concorrência do mercado e com a finalidade de ganho de maior qualidade e velocidade de produção, obtendo assim uma maior lucratividade.
Em unidades de produção no qual a variável temperatura e pressão estão envolvidas, erros podem causar danos graves a empresa e afetar todo o processo.
São muitas unidades hoje em dia que utilizam caldeiras industriais no processo de produção para obtenção de vapor e geração de energia, destas, estão inclusas fábricas de bebidas, de alimentos, usinas de açúcar e álcool entre outras. Quando esses equipamentos estão em operação, é preciso ser constante o monitoramento de sua temperatura e seu controle deve ser altamente preciso para que falhas sejam evitadas devido ao superaquecimento, ou até mesmo da mal condução, em que o processo pode perder velocidade afetando sua qualidade.
A automação e o controle são partes essenciais em uma unidade que pretende gerar vapor devido sua segurança, economia e confiabilidade. Há no mercado vários equipamentos e vários níveis de automação industrial, variando de modelos e preços dos equipamentos chegando a números exorbitantes.
INSTRUMENTAÇÃO E ELEMENTOS DE CONTROLE DE CALDEIRA SISTEMA DE INDICAÇÃO DE VARIAVEL
Um instrumento de medição, normalmente, é composto por sensor, transdutor e transmissor. Os sensores, posicionados diretamente nos equipamentos que realizam o processo, captam as alterações nas grandezas físicas relacionadas à medida a ser efetuada, realizam a transdução e transmitem as informações, na forma de sinais (elétricos, pneumáticos, etc.) para o sistema de controle. Os instrumentos indicadores não transmitem sinais para o sistema de controle e são utilizados somente para leitura visual. MEDIÇÃO DE NÍVEL:
O nível de água em uma caldeira é um dos principais parâmetros que garante o seu correto funcionamento. Se as