Trabalhos
As soluções possuem propriedades que não dependem apenas dos seus componentes também por causa das proporções entre as quantidades desses componentes, ou seja, principalmente depende da sua concentração, que pode ser observada pela formula entre a quantidade de soluto e o volume de solução. Concentração de uma solução é expressa principalmente em moles de soluto por litro de solução, essa concentração é chamada de molaridade da solução. (1)
Quando não é possível obter o reagente na forma pura, como é o caso da maior parte dos hidróxidos alcalinos e de alguns ácidos inorgânicos, devemos preparar inicialmente soluções que tenham aproximadamente a mesma molaridade desejada. Em seguida estas soluções serão padronizadas pelo processo conhecido como titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida com precisão, chamado de padrão primário. (2)
Padrão primário pode ser explicado como um composto com pureza suficiente para que permita a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solução, ou seja, essa solução que se obtém é uma solução padrão primária. (2)
Para entender melhor as técnicas utilizadas em laboratórios teremos que explicar o processo de titulação que é uma técnica laboratorial que se refere à análises químicas de forma quantitativa efetuada para a determinação de concentrações. Em uma titulação devemos adicionar lentamente o titulante, ou seja, a solução que deseja ser titulada, que é o reagente de concentração conhecida que é a substância de concentração desconhecida, até se detectar uma variação brusca de uma propriedade física ou química, resultante da