Trabalhos
Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso.
Saulo Figueiredo
Na economia atual, onde a que a única certeza é a incerteza, a vantagem mais clara na competitividade duradoura é o conhecimento.
Essa vantagem, denominada Gestão do conhecimento, é o caminho das pedras na administração moderna, é um modo de prática, não recurso disponível para compra e deve ser praticada por todos dentro da organização. Estratégia para desenvolver a competitividade entre empresas e vai além do investimento em tecnologia ou gerenciar inovações. Necessita-se entender as características e demandas do ambiente onde há competividade e entender as necessidades individuais e coletivas dentro de uma empresa.
Nos últimos anos, temos visto mudanças substanciais no posicionamento relativo das empresas, em termos de suas posições competitivas. Empresas e até países viram-se destronados de suas confortáveis posições por novos competidores mais aguerridos, com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e possuidores de estratégias, técnicas e modelos de gestão no ambiente de manufatura. Entretanto, estes fatores deixam de ser o diferencial competitivo quando copiados e freqüentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas.
Como sobreviver neste novo cenário onde movimentos oriundos do mercado globalizado interferem na saúde das organizações? Renomados autores e pesquisadores descrevem que a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável. As condições necessárias ao estabelecimento do aprendizado na organização estão diretamente ligadas a sua cultura de estímulo ao aprendizado.