Trabalhos
Os hormônios femininos, em doses adequadas, podem agir impedindo a ovulação. Por isso, atualmente, são os mais eficientes métodos anticoncepcionais reversíveis que existem. A indicação deste tipo de anticoncepcional deve ser feita a critério médico. O tipo mais conhecido é o que se apresenta sob a forma de comprimidos: a pílula anticoncepcional ou simplesmente pílula.
Outro tipo de contraceptivos hormonal é o injetável. Existem várias formulações, tanto para uso mensal (uma injeção ao mês) como para uso trimestral (uma injeção a cada 3 meses). Seu efeito é muito semelhante ao da pílula.
Existe ainda um contraceptivo hormonal de longa duração que é implantado sob a pele. Tem de ser aplicado e retirado por um médico, por meio de um pequeno procedimento cirúrgico normalmente realizado no próprio consultório. É sugerido principalmente para mulheres que já tenham tido os filhos desejados, pois se trata de um método para uso prolongado.
Temos também o adesivo dérmico, trata-se de um adesivo fino, quadrado, confortável e fácil de aplicar. O adesivo transfere uma dose diária de hormonas, estrogênios e progesterona, através da pele para a corrente sanguínea. Estas hormonas são similares às produzidas pelos ovários e usadas também nas pílulas contraceptivas. Funciona de duas formas: Impede a ovulação (libertação do óvulo); Torna mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero.
Forma de utilização: cada adesivo é colocado uma vez por semana, durante 3 semanas consecutivas, seguidas de uma semana de descanso: o primeiro adesivo é aplicado no 1º dia da menstruação, o "dia de início". Não é necessário um método contraceptivo adicional. Após sete dias, o primeiro adesivo é retirado e substituído por outro - "dia de mudança". Esta mudança ocorrerá no 8º e 15º dia do seu ciclo. O adesivo pode ser mudado a qualquer hora do dia. Após três semanas, a mulher faz a sua "semana de descanso", durante a