Trabalhos
Os processos de aplicação de pessoas envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros na organização, o desenho do cargo a ser desempenhado e a avaliação do desempenho do cargo.
Socialização organizacional
Após serem recrutados e selecionados, as pessoas ingressam nas organizações. Somente algum têm condições de ingressar nas organizações. O aculturamento social às práticas e filosofias predominantes na organizações e, simultaneamente, desprendimento de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do recém-iniciado.
A socialização organizacional procura estabelecer junto ao novo participante as bases e premissas através das quais a organização pretende funcionar e como o novo participante poderá colaborar neste aspecto.
Entretanto o novo participante estará buscando influenciar a organização e seus gerente para criar uma situação de trabalho que lhe proporcione satisfação e o alcance de seus objetivos pessoais. Trata-se de um processo de duas mãos, em que cada uma das partes tenta influenciar a adaptar a outra às suas conveniências e propósitos.
O período inicial de emprego – seja o primeiro ano ou os primeiros anos de casa – constitui a fase crucial para o desenvolvimento de um relacionamento saudável entre indivíduo e organização.
Métodos para promover socialização
Em algumas organizações, a socialização organizacional é feita de maneira contundente, como o trote de calouros nas escolas e universidades.
Planejamento do processo seletivo: um esquema de entrevistas de seleção através das quais o candidato possa conhecer seu futuro ambiente de trabalho, a cultura predominante na organização, os colegas de trabalho, as atividades desenvolvidas, os desafios e recompensas em vista, etc.
Conteúdo inicial de tarefas: o gerente pode dar ao novo funcionário tarefas desafiadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira