Trabalhos
Conceituado como as invenções as descobertas ou as criações pelo Homem, que afetam de forma profunda, ampla e generalizada, os conhecimentos, os costumes e as práticas cotidianas do seu meio. Para que seja considerada uma revolução tecnológica, o objeto do estudo deve contemplar o amplo aspecto desse conceito, uma vez que não poderá, simplesmente, se ater a modificar os conhecimentos ou os costumes de determinada comunidade, por maior e mais influente que seja essa comunidade em seu tempo e espaço.
Podem, e devem ser considerados como revoluções tecnológicas os eventos advindos da inteligência do Homem, que causem modificações substantivas nos sistemas social e produtivo da espécie humana nos diversos cantos do planeta, mesmo que tais modificações sejam processadas paulatinamente em cada sociedade considerada por si mesma. Tais eventos deverão possuir, intrinsecamente, o condão de conduzir mudanças significativas nos métodos de produção então aceitos, alterando o meio ambiente e a organização do trabalho das sociedades nas quais sejam inseridos.
A Tecnologia favorece a geração de novas tecnologias. A própria tecnologia tende a disponibilizar e tornar acessível um maior volume de informações, dinamizando o processo de criação de novas idéias e incorporação destas na vida das pessoas.
A necessidade faz a diferença, quando uma sociedade necessita resolver de maneira e objetiva os seus problemas. Em um mundo capitalista, que tempo é dinheiro, a Tecnologia faz a diferença.
Revolução Informacional
A Revolução informacional se alastrou a partir dos anos 70 e 80, ganhando intensidade nos anos 90, com a propagação da internet, ou seja, da comunicação em rede por meio do computador.
Por que chamar esse processo de revolução? Porque a informatização penetrou na sociedade, reconfigurou a vida das cidades. O computador, ícone da nova revolução, ligada em redes está alterando a relação das pessoas com o tempo e com o