Trabalhos
Profa.: Iracy Vieira
UNIDADE I – A Arte e a Ciência das Decisões Executivas .
1.1 – DEFINIÇÃO
A Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões, tendo três características importantes : uso de métodos matemáticos para resolver problemas, desejo constante por otimização e orientação a aplicações . Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo matemático, e através da experimentação com o modelo, a descoberta da melhor maneira de operar o sistema. A sua aplicação em diversos setores: econômicos, governamentais, militares, pessoal e material e outros diferentes setores , de maneira eficaz e eficiente, analisa e orienta os responsáveis ( gestores) a encontrar a melhor solução para os problemas.
A definição de pesquisa operacional sob o ponto de vista de vários estudiosos: “A Pesquisa Operacional é a aplicação do método científico, por equipes multidisciplinares, a problemas envolvendo o controle de sistemas organizados de forma a fornecer soluções que melhor interessam a determinada organização” (Ackoff,1968).
“Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos” (Ehrlich, 1991).
A moderna Pesquisa Operacional (PO) tem seus primórdios no final do segundo quartil do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial ,resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas norte-americanos e ingleses contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática, tais como : a maneira mais eficiente para utilização do radar e de outros materiais bélicos; a maior segurança para os comboios que atravessavam o Atlântico norte levando suprimentos para a Europa, que estavam devastada pela guerra. Após a guerra, por volta de 1947, com