Trabalhos
"Brazil: Global and Regional Security Perspectives and Cooperation Within IBSA"
O Brasil é geralmente reconhecido por ser o país que, através da história, vem buscando o aumento da sua influência no Sistema Internacional. Essa busca pode ser associada a diferentes fatores, tais como os acordos de fronteiras com os países vizinhos, a expansão marítima, que abriu novas possibilidades de interações tanto comerciais como políticas, econômicas e sociais com outros continentes e também a influência multicultural de sua população. Um outro fator que pode ser levado em conta é a tradição brasileira, que foi construída através dos princípios universais.
São esses fatores que valorizam a imagem do Brasil no cenário internacional, mas a busca brasileira pela influência no Sistema Internacional não é bem sucedida devido a falta de recursos disponíveis. A lacuna entre os interesses e as necessidades internacionais do país, junto com os recursos disponíveis, influenciam fortemente a inserção do Brasil, pois o país precisa saber escolher entre a construção de capacidade para obter recursos ou a sua participação em regimes internacionais em instância de decisões.
A maneira a qual o Brasil aborda os assuntos relacionados a segurança internacional é resultado de complexos arranjos entre a influência, o pragmatismo em relação aos recursos limitados disponíveis para promover seus interesses, a dependência e vulnerabilidade no Sistema Internacional e, finalmente, o impulso de realizar mudanças na Ordem Internacional, com igualdade de pontos de vista político e econômico mais estáveis em termos de segurança. Essas características indicam e justificam a preferência da multipolaridade como estrutura de poder e o multilateralismo como uma fórmula institucional na formação da ordem internacional. A participação brasileira na área de segurança internacional tem se mostrado, de certa forma, vulnerável perante a concentração de poder internacional e as suas próprias limitações são