Trabalhos
2. Os conflitos são reflexos naturais da diversidade humana e, por isso, fazem parte do desenvolvimento de toda sociedade. As situações conflituosas são necessárias para o amadurecimento das pessoas. Dessa forma, o direito não possui a finalidade de extinguir os conflitos, mas sim de coordená-los na busca da melhor resolução
3. O direito é construído com base nos fatos sociais comuns às pessoas que possuem os mesmos costumes e ocupam os mesmos espaços físicos. As sociedades possuem realidades diferentes e, por isso, as leis variam de acordo com os valores e crenças pertencentes a uma dada população. A realidade social implica na formação das normas que regem uma determinada sociedade.
4. Adequar as atitudes das pessoas às normas jurídicas é uma das principais funções de quem legisla no poder judiciário. O intermédio entre as leis e a realidade social é feito pelo legislador com a finalidade de conduzir corretamente a conciliação entre as partes envolvidas em um processo.
5. A convivência é feita através da troca de pensamentos e atitudes entre as pessoas. As relações pessoais tornam-se dinâmicas devido à chamada interação social, que corresponde ao contato humano e a troca de informações.
6. O direito, enquanto ciência, é regido pelas leis criadas com a intenção de proporcionarem o bem comum. A cooperação, competição e o conflito, que são formas de interação social, convergem e divergem os interesses das pessoas, sendo assim, o direito tem como função disciplinar os homens perante essas