Trabalhos
A respiração ou troca de substâncias gasosas entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo sistema respiratório.
Consiste essencialmente na absorção, pelo organismo de oxigênio e na eliminação do gás carbônico resulta de oxidações celulares. Os órgãos que compõem o sistema respiratório são descritas a seguir.
Nariz
O nariz externo tem o formato de uma pirâmide, cujo ângulo livre constitui o ápice, que se prende à parte da fronte através de uma raiz ou ponte do nariz. A borda arredondada entre o ápice e a raiz é o dorso do nariz. O nariz externo está perfurado inferiormente por duas narinas, é composto de ossos e cartilagens e é recoberto por tegumento e revestido por membrana mucosa.
Cavidade Nasal
Da cavidade nasal estendem-se as narinas, anteriormente e as coanas posteriormente. Abaixo ela está separada da cavidade bocal através do palato duro. A cavidade nasal encontra-se dividida em metades direita e esquerda (inicialmente denominada fossas nasais) por uma divisão mediana, o septo nasal.
|[pic] | |
1. Vestíbulo nasal: é uma discreta dilatação no interior da abertura de cada narina. Encontra-se revestido extensamente por pele e apresenta pêlos e glândulas sebáceas sudoríparas. O vestíbulo está limitado superior e posteriormente por uma crista, o limiar do nariz.
2. Região ou parte respiratória: apresenta-se coberta por uma membrana mucosa intimamente aderente ao periósteo.
3. Região ou parte olfatória: está limitada pela concha nasal superior e pelo terço superior do septo nasal. Encontra-se inervada por feixes de fibras nervosas denominadas, coletivamente, nervos olfatórios. Estes feixes perfuram a lâmina crivosa do osso etmóide e termina no bulbo olfatório.
Os seios paranasais são cavidades encontradas no interior dos ossos maxilar, frontal, esfenoidal e etmoidal.