Trabalhos
ETEC Basilides Godoy/ Técnico Mecânica
[Trabalho de Eletricidade Aplicada]
[Comando Partida Motor Trifásico]
Nome: Moisés Pinheiro da Silva Nº: 33 Turma: 1º TE
Sumário
Partida de Motores * Partida Direta * Chave Estrela Triângulo * Inversão dos sentidos de Rotação dos Motores Trifásicos * Compensador ou Autotransformador de Partida
Partida de Motores
Partida direta
Em quase todas as concessionárias de fornecimento de energia elétrica permite-se partida direta para motores até 5HP (3,72 KW). Entende-se por partida direta, a partida com a tensão de abastecimento.
Seqüencia Operacional
Ligação
Estando sob a tensão os bornes R, S e T, e apertando-se o botão b1, a bobina do contator c1 será energizada. Esta ação faz fechar o contato de selo c1, que manterá a bobina energizada; os contatos principais se fecharão, e o motor funcionará.
Diagrama
Circuito de Força Circuito de Comando
Interrupção
Para interromper o funcionamento do contator, pulsamos o motor b0; esta se abrirá, eliminando a alimentação da bobina, o que provocará a abertura do contato de selo c1, e conseqüentemente, dos contatos principais, e a parada do motor.
Nota: Um contator pode ser comandado também por uma chave de um pólo. Neste caso, eliminan-se os botões b0 e b1 e o contato de selo c1, e introduz-se no circuito de comando a chave b1.
Circuito de Comando Diagrama Unifilar
Acima de 5 HP usam-se dispositivos que diminuem-se a tensão aplicada aos terminais de motores e desta maneira limita-se a corrente de partida. Tais dispositivos são:
Chave Estrela- Triângulo
Esta chave pode ser manual ou automática e se aplica quando o motor é de indução, trifásico e com rotor em gaiola.
O botão de comando b1 aciona o contator estrela c2 e, ao