Trabalhos variados
O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante. Dessa forma, pode-se simplificar dizendo que o clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, tornando-se uma característica dela.
O tempo pode mudar de uma hora pra outra. Uma região onde o Sol está forte pode em questão de minutos ter o céu coberto por nuvens que inibem o calor do Sol, trazendo um clima agradável. Isso é possível graças às massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera, influenciando o tempo e consequentemente o clima de diversos locais do planeta.
O tempo pode se modificar diversas vezes em um só dia, por exemplo: de manhã o céu está claro com ausência de nuvens; ao meio-dia o céu já apresenta poucas nuvens; às 14:00 o céu está completamente coberto por nuvens; porém às 16:00 as nuvens se dissipam e o dia se torna abafado.
Quando falamos em mudanças climáticas, estamos tratando de médias de longo prazo das condições atmosféricas diárias em uma dada localidade. Assim, se o verão parece mais quente atualmente, isso significa que o clima recente sofreu alterações. Alguns cientistas definem clima como a média do tempo para uma região em particular em, um determinado período, geralmente 30 anos. Quando os cientistas falam em clima, estão procurando médias em precipitação, temperatura, umidade, velocidade do vento, e outros elementos que ocorrem ao longo de um período de tempo em uma localidade em particular. Uma maneira fácil de lembrar a diferença entre tempo e clima é o que clima é o que você espera, como um verão quente, e tempo é o que você encontra de fato, tal qual um dia quente com chuvas isoladas.
Além de alterações de longo prazo no clima, há variações climáticas de curto prazo. Essa variabilidade