Trabalhos Uneb
Um dos temas proporcionados pelo evento é “As Representações Identitárias em Herberto Sales” que tem como foco a vida e principais obras do escritor baiano, nascido em Andaraí-Ba, em 21 de setembro de 1917 e falecido no dia 13 de agosto de 1999, no Rio de Janeiro. Durante sua trajetória, foi o quarto ocupante da Cadeira três da Academia Brasileira de Letras. Herberto escreveu seu primeiro romance em 1941, Cascalho, mas só o publicou em 1944 após adquirir uma narrativa mais consistente.
O romance Cascalho (1944) explora as injustiças da sociedade brasileira da época, especificamente em sua cidade natal, Andaraí na Chapada Diamantina, que tinha uma vasta quantidade de diamantes, atraia pessoas de alto escalão e garimpeiros. O romance é baseado na vida dos garimpeiros da época e considerado um clássico nordestino. Algo que é muito visto no romance é o poder que o Coronel ambicioso possuía diante de todos, era tratado como líder de uma Guarda Nacional e todos ao seu redor o respeitava e tinha medo da sua fúria, e explora os garimpeiros sonhadores, representando a diversidade imposta pela sociedade no século XX com referência ao XIX.
Podem-se citar também grandes obras do autor, como Além dos Marimbus (1945) seu segundo romance que também é ambientado em Andaraí, Historias ordinárias (1966) com destaque em seu conto A emboscada que se tornou a inspiração para um curta-metragem de Bruno Barreto.
Herberto Sales teve 11 obras publicadas, e todas de grande importância para diversidade literária brasileira tornando-o um dos mestres da prosa brasileira.