trabalhos prontos
1. Considerações gerais
Dentre as áreas da epidemiologia, é a mais tradicional, pois a epidemiologia nasce com as epidemias das doenças infecciosas.
Vários termos são utilizados na sua descrição dentre eles destaca-se: doença infecciosa – por ser produzida pelo agente infeccioso, DIP (infecciosa-parasitária) descrita desta forma na CID 10 onde são codificada s as doenças que não estão inseridas dentro dessa categoria, doença transmissível - muito usado na saúde pública, pois dá a idéia de propagação e doença contagiosa ou infectocontagiosa principalmente aquelas cuja atransmissão por contato direto.
2. Progressos alcançados e situação atual:
Os coeficientes de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias mostram tendência decrescente na maior parte do mundo, isso se dá frente ao advento das vacinas, das tecnologias em saúde e a expansão da industria farmacêutica.
Porém é importante salientar o surgimento de novas vias transmissão, tais como a diálise/hemodiálise e transplantes.
A infecção hospitalar é grande problema de saúde pública, bem como o surgimento de microrganismos resistentes a maioria vinculado a erros de condutas, tais como uso abusivo de antibioterapia.
3. Etiologia :
A causa necessária da doença infecciosa é o seu agente biológico específico. As causas contribuintes se concentram na diminuição da resistência gerada por exemplo pela alimentação deficiente, bem como as características do ambiente físico e biológico do hospedeiro, ou seja, a doença infecciosa tem fatores multicausais na sua produção.
Muitas doenças de massa estão associadas ao binômio desnutrição / infecção (endemias); a
Migração, a insuficiência do sistema de saúde e a erros assistências como no caso da infecção hospitalar.
Assim, para que haja infecção é necessário: um agente específico, um ambiente propício à transmissão e um hospedeiro suscetível.
4. Componentes da cadeia epidemiológica:
Agente causal específico; suscetibilidade do