trabalhos prontos do filme estrela na terra
história
21/06/2013
Contexto, Ensino e Didática em história
ANA PAULA F. VICENTE
4º A PEDAGOGIA MANHÃ 22/06/2013
As referências mencionadas nesse breve trabalho estão relacionadas à disciplina da História, seu contexto e sua didática. Circe Maria Bittencourt, em seu livro Ensino de história: fundamentos e métodos, faz uma análise da disciplina escolar de modo geral e da história, como também dos componentes das disciplinas, o papel do professor e as aproximações e distanciamentos da escola com o conhecimento acadêmico.
Oldimar Cardoso procura definir o conceito de Didática da História pautando discussões com a bibliografia sobre o tema, a partir de contribuições alemãs, francesas e brasileiras. E, Selva Guimarães Fonseca, realiza um percurso histórico sobre a disciplina de história e da humanidade, nas últimas décadas do século passado, dialogando sobre as dificuldades e as organizações curriculares na ditadura militar brasileira e na posterior redemocratização.
Todas essas discussões giram em torno do que conhecemos por "cultura escolar".
Fonseca aponta para importância do diálogo sobre a produção e as relações entre universidades e ensino básico:
"As mudanças operadas no ensino de história nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla, bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolas e na indústria cultural [...] discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolvem nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos, numa sociedade complexa marcada por diferenças e desigualdades" (FONSECA, 2008, p. 15).
Bittencourt descreve duas concepções de disciplina escolar. A primeira seria uma "transposição didática", que se caracteriza, para alguns autores franceses e ingleses, como Yves Chevallard, como decorrência das ditas ciências eruditas de referência, ou seja, da academia.