Trabalhos multimetro
Escola Técnica de Piracicaba
Técnico em Automação Industrial
Instrumentos de Medições Eletroeletrônicas
Piracicaba
2009
Sumário
1. Introdução 2. Multímetro 3. Amperímetro 4. Voltímetro 5. Conclusão 6. Referências Bibliográficas e Eletrônicas
Introdução
Como não podemos ver a eletricidade, foram desenvolvidos diversos tipos de aparelhos que podem sentir a eletricidade, medir, gerar sinais de prova e ate mesmo visualizar o que esta ocorrendo num determinado componente do circuito. Além, iremos citar alguns dos mais importantes e os mais utilizados: Multímetro, Amperímetro e Voltímetro.
- 1 - Multímetro
O multímetro é um aparelho usado para medir corrente elétrica (DCmA) ou (DCV), tensão alternada (ACV) e resistência elétrica. A função do multímetro pode ser escolhida através da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem, dois tipos de multímetros: o analógico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal líquido). Cada um tem sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistor. • ANALÓGICO [pic]Possui um ponteiro para indicar o valor da unidade a ser medida, pois é menos preciso que o digital na medida de tensões ou resistências, porém é o mais eficiente no teste de componentes eletrônicos. O ideal é que o multímetro tenha a escala de X1 e X10K
• DIGITAL [pic]O digital é melhor para medir tensões e testar resistores, o digital possui um visor de cristal líquido o qual já indica o valor medido diretamente.
- 2 -
Amperímetro
Qualquer aparelho que indique a presença de corrente elétrica em um circuito é denominado galvanômetro. Se a escala deste aparelho for graduada de tal maneira que seja possível medir a intensidade da corrente elétrica, o aparelho receberá o nome de amperímetro. Existem amperímetros destinados a medir correntes de valores mais elevados.