Trabalhos manuias
..........................................DADOS DO FILME
Título Original: Daens
Título em Português: Daens – Um Grito de Justiça
Diretor: Stijn Coninx
Atores Principais: Jan Decleir, Gerard Desarthe, Antje de Boeck, Michael Pas, Julien Schoenaerts e Johan Leysen.
Produção: BEL / 1992
Gênero: Biografia / drama
..........................................CONTEXTO HISTÓRICO
A Revolução Industrial marcou significativamente o século XX, pois alterou as condições de vida do trabalhador dito braçal, estabelecendo um deslocamento da população rural para as cidades, o que provocou enormes concentrações urbanas.
O período reflete as péssimas condições que os operários viviam, se comparadas as condições dos trabalhadores do século posterior. A moradia era sem o mínimo de aconchego, normalmente caracterizada por casas velhas e desconfortáveis, os indivíduos eram submetidos a enormes jornadas de trabalho, que alcançavam até 80 horas por semana, com um salário insignificante, e tanto mulheres quanto crianças trabalhavam por um salário bem menor.
O trabalho do operário era bem distinto do realizado pelo camponês: tarefas monótonas e repetitivas.
Surgiam novas máquinas, equipamentos, produtos e novas preferências.
..........................................RESENHA CRÍTICA
O filme Daens descreve os anos de 1890, quando o Padre Adolphe Daens busca contribuir na luta acirrada por condições concebíveis de vida aos trabalhadores de uma fábrica de têxtil, na cidade de Aalst.
O cenário é dado na Bélgica, tendo muitos rumores na questão trabalhista. O padre em todos os instantes busca atuar como principal defensor dos operários, e contra o trabalho infantil.
A época é caracteriza pela Revolução Industrial, o despertar do socialismo e a luta contra as ações ofensivas da classe dominante. O capitalismo já estava estabelecido como modo de produção no mundo desenvolvido da época [europeu].