trabalhos finais - rosa Luxemburg e prestes
(Michael Löwy)
A esquerda política em dois tempos: o pensamento de Rosa Luxemburg e a emergência do PCB
A partir da apresentação de duas resenhas, sobre Rosa Luxemburg, suas idéias, sua trajetória na política e seu legado, e sobre o surgimento do PCB, procuro mostrar como o pensamento da esquerda política, tanto em sua conjuntura internacional como em sua disseminação no Brasil, atingiu diferentes aspectos e desdobramentos.
Rosa Luxemburg Quando tratamos dos grandes nomes do pensamento político da esquerda mundial, é comum que as primeiras figuras a figurarem a ‘lista’ sejam Marx, Lênin, Trotsky, Gramsci, numa análise um pouco mais profunda, Kautsky, Bebel, Bernstein, Liebknetch. No entanto, há uma pessoa, melhor dizendo, uma mulher que muito contribuiu para a luta política conta o capitalismo, que erroneamente é associada ao anarquismo, graças à sua linha de pensamento sobre revolução e liberdade, divergentes do senso comum socialista. Uma mulher que pagou com a vida o preço de suas idéias. Uma mulher chamada Rosa Luxemburg.
Rosa teve fundamental importância na difusão dos ideais de esquerda entre o final do século XIX e início do XX. Sua atuação no SPD – Partido Social-Democrata Alemão - e no SDKPiL – Social-Democracia do Reino da Polônia e Lituânia, além do seu círculo de amizades, a fizeram uma marxista culta com opiniões que ainda hoje devem ser relembradas e consideradas. Seus escritos são, em geral, voltados para a ação, o movimento combativo. Rosa queria mudar a conjuntura política, e era na ação que ela encontrava maior apoio. No que tangia o confronto de idéias, Rosa Luxemburg era ferrenha na defesa de suas