Trabalhos feitos
Introdução:
É sabido que uma reacção química envolve calor, esse calor pode ser absorvido ou libertado. Quando o calor é libertado diz-se que a reacção é exotérmica e quando absorvido é endotérmico, este mesmo calor, absorvido ou libertado de uma reacção pode ser chamado entalpia da reacção. Este trabalho laboratorial em particular é dedicado a determinação da entalpia duma racçao, ou seja, determinar a entalpia da reacção apartir do calor.
Uma reacção pode decorrer de 2 formas, directamente ou em etapas. Um cientista alemão defende que não importam os caminhos da reacção, seja ela directa ou em etapas o calor de reacção será o mesmo, então trabalho também toentou-se demostrar a lei.
Objectivos: * Determinar o calor desenvolvido em aluguns processos. * Calcular a variação da entalpia m alguns porcessos e comprovar o caracter extensivo e funcão de estado da entalpia.
Resumo teórico:
Entalpia, por vezes referida como entalpia absoluta, é uma grandeza física definida no âmbito da termodinâmicaclássica de forma que esta meça a máxima energia de umsistema termodinâmico, teoricamente possível de ser deste removida na forma de calor. É particularmente útil na compreensão e descrição de processos isobáricos.
Conforme definida, a entalpia engloba em si não apenas aenergia interna do sistema mas também a energia armazenada no conjunto sistema-vizinhança que, absorvida pelo sistema via trabalho realizado pela vizinhança sobre esse em processos termodinâmicos que impliquem a diminuição de seu volume, também integra uma parcela de energia passível de ser extraída na forma de calor a partir do referido sistema. A entalpia mensura pois a totalidade de energia