Trabalhos feitos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
MICHEL VIEIRA DOS SANTOS
o feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade
Esplanada
2012
MICHEL VIEIRA DOS SANTOS
o feudalismo e suas relações de economia, cultura e sociedade
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Teoria da História, Historigrafia,História medieval, Sociologia da educação, Antropologia, Seminário II].
Prof. Dirceu Casa Gande Junior,Reinaldo Nishikawa, taise Ferreira da Conceição Nishikawa, Giane Albiazzetti, Okçana Batini.
Esplanada
2012
A teoria da história tem por objetivo analisar o que sempre foi a base do pensamento histórico em sua versão científica e que, sem a explicitação e a explicação por ela oferecidas, nunca passaria de pressupostos e de fundamentos implícitos.
História, que significa "pesquisa"conhecimento advindo da investigação é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto. Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados.
O historiador trabalha com documentos, não há substituto para os documentos: se não há documentos, não há historia.Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba