Trabalhos Feitos
1) Sobre qual temática Rui Barbosa discorre em seu discurso intitulado “Oração aos Moços”?
R: Ele fala sobre o papel do magistrado e a missão do advogado. Rui Barbosa faz um balanço de sua vida como advogado, jornalista e político, que serve de exemplo para as gerações posteriores a ele. Ele também fala da ausência de princípios muito importantes na carreira, que seria a ética e a moral.
2) Cite e explique, com as devidas justificativas, quais os valores que o autor destaca dentro do texto. Ele evidenciou estes valores por quê?
R: O autor fala na sua preocupação com alguns valores de “berço”, que foram esquecidos com o passar do tempo. Os valores morais, éticos e religiosos. Os valores morais é o conceito de bem, para que o homem consiga atingir as regras morais. Esse valor influência nos pensamentos e no ato de agir do homem. Os valores éticos, ele usa para falar que acredita ter feito o melhor para o seu pais, fazendo tudo o que podia fazer para honra-lo, pregar a sua sabedoria e demonstrar as três verdades (verdade eleitoral, constitucional e republicana). Os valores religiosos, ele usa para fazer várias comparações da questão religiosa com a gloria de se de exercer a profissão do direito em qualquer área que o abrange.
3) Justifique as razões pelas quais o texto, hoje, é visto como uma obra escrita dentro da norma culta da língua. Aponte exemplos.
R: Rui Barbosa faz uso de uma norma culta da língua, ele utiliza uma forma formal para redigir o seu texto.
Ex: “...nem toda ira, pois, é maldade; porque a ira, se, as mais das vezes rebenta agressiva e daninha...” - “...não vos mistureis com os togados, que contraíram a doença de achar sempre a razão...” - “Em verdade vos digo, jovens amigos meus...”
4) Quais funções da linguagem (com exemplos) que o autor utilizou no texto?
R: Função conotativa, metalinguística e expressiva.
Ex – Conotativa: “Para o coração, não há passado, nem futuro, nem