trabalhos feitos
1. O que é relativismo cultural?
2. O que justifica, durante o século XIX, a percepção dos antropólogos de que a sociedade europeia era homogênea e integrada?
3. Explique o significado da sentença “a antropologia é a ciência da alteridade?
4. O que é aculturação? O fato de os imigrantes italianos terem introduzido no Brasil o consumo de massas nas refeições regulares, um importante aspecto da sua cultura original, indica que houve aculturamento do povo brasileiro? Justifique sua resposta.
Respostas: 1. O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. Em outras palavras, "certo" e "errado" dependem de cada cultura; o que é considerado moral em uma sociedade pode ser considerado imoral em outra, e, uma vez que não existe um padrão universal de moralidade, ninguém tem o direito de julgar os costumes de uma outra sociedade. 2. É o fato de eles não terem percebido que por trás da aparente uniformidade da vida social europeia existiam insuperáveis diferenças. Não conseguiam diferenciar, por exemplo, o analfabetismo de certos grupos europeus da ausência da escrita nas sociedades iletradas. 3. Alteridade é o estudo das diferenças, é o conhecimento do outro.
A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspectos da existência humana. Desde a sua constituição, a antropologia preocupou-se em estudar a origem e o desenvolvimento das “outras sociedades” culturalmente distintas da europeia.