trabalhos feitos
No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial U aplicada. Quando aplicamos uma diferença de potencial U nos extremos de um pedaço de um fio condutor, e mantendo a temperatura do mesmo, notamos que, quase sempre, essa tensão U será proporcional a corrente i.
O movimento ordenado de elétrons (corrente) no condutor fica sujeito a uma oposição que é conhecida como resistência elétrica. Ohm definiu que a constante de proporcionalidade entre U e i seria a “resistência elétrica” do condutor normalmente simbolizado por R.
A unidade de medida da resistência é o ohm e é simbolizada pela letra grega Ω. Então a primeira lei de Ohm pode ser enunciada pela expressão:
Os materiais que não obedecem a lei de Ohm são conhecidos como não ôhmicos, como por exemplo os diodos e transistores.
Fatores que influenciam na resistividade elétrica e a Segunda lei de Ohm
Existem alguns fatores que influenciam na resistividade de um material:
A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito.
A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.
Ohm,de acordo com sua segunda lei, comprovou que a resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal e depende do material do qual ele é feito.