trabalhos feitos
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
“APRENDER A SER E FAZER DIFERENTE”
Reflexões e Sugestões sobre a Evasão Escolar da Educação de Jovens e Adultos
IPIAÚ
2014
Deraldino Alves de Araújo
Prefeito do Município de Ipiaú
Geogelita Bacelar Dias Novo
Secretária Municipal de Educação e Cultura
Neide Santos Ribeiro
Supervisora do Fundamental II
REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/ENSINO FUNDAMENTAL NOTURNO
“É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconhecem inacabados.” Paulo Freire
Os jovens e adultos têm procurado a escola com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Entretanto, constata-se que esse interesse não é suficiente para a permanência dos alunos na escola.
Neste sentido, convidamos os professores para uma reflexão sobre a evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos, sem perder de vista os fatores sociais e econômicos que envolvem essa clientela e que contribuem decisivamente para a exclusão social.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos precisam saber qual é a função social da escola e as consequências positivas quando a aprendizagem acontece sistematicamente, melhorando o desempenho profissional, elevando a autoestima e ampliando a sua competência leitora.
Valorizar o letramento, instituindo as práticas sociais como referência para uma proposta pedagógica significativa, inserindo a temática social e cultural, as questões étnicas e de gênero, a globalização e a profissão, possibilita, via de regra, a inclusão dos adultos como atores e agentes da sua aprendizagem, consequentemente, favorecendo a redução dos atuais índices de evasão das escolas municipais.
É sabido que a Educação de Jovens e