Trabalhos faculdade
ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA QUÍMICA
PROFESSOR MARCELO MARIO AMENDOLARA
ATIVIDADES PRÁTICAS DE QUÍMICA
ENGENHARIA MECÂNICA 1ª SÉRIE
ANHANGUERA
JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL
2013
MEDIDAS DE VOLUMES DE ÁGUA
1 – INTRODUÇÃO
A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
2 – RESUMO
Nesta experiência, foi analisado nos diferentes tipos de instrumentos, as variações de volumes do líquido, no caso a água.
Para que uma medição seja exata, temos que levar em consideração a temperatura da água, no que tem que estar a 20°C, temperatura padrão de calibração.
3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais utilizados
Pipeta
Becker
Balão Volumétrico
Erlenmeyer
Bureta
Água
Proveta
3.2 – Procedimento experimental
Foi realizado quatro medições de água, em quantidades diferentes a temperatura ambiente, e em diferentes equipamentos de medição.
4 - RESULTADOS
Experimento 1: Foi utilizado a pipeta graduada contendo 20ml de água. Fazendo a transferência para o becker com capacidade de 20ml, observou-se que sobraram 1,8ml na pipeta.
Experimento 2: Foi utilizando o balão volumétrico com 100ml de água. Fazendo a transferência para o erlenmeyer, observou-se após a transferência, a quantidade de 100ml do balão volumétrico não foi suficiente para atingir os 100ml do erlenmeyer.
Experimento 3: Foi utilizado a pipeta contendo 10ml de água. Fazendo a transferência para a proveta, a quantidade de água da pipeta não foi suficiente para completar a proveta.
Experimento 4: Foi utilizado a bureta contendo 50ml de água. Fazendo a transferência para o becker, observou-se que sobrou na bureta 5,5ml de água.
5 - CONCLUSÃO
A partir dos resultados obtidos, diagnosticamos que quando usamos um equipamento de medição de precisão para outro não preciso, sempre ouve uma variação para mais ou para