Trabalhos expostos ao Frio, Doenças do Frio
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Diversas atividades laborais expõem os trabalhadores aos danos causados pelo frio. Destacamos atividades realizadas em câmaras frigoríficas, trabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, operações portuária, nas quais se manuseiam as cargas congeladas e outros.
O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imenso em água gelada. Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 36ºC.
As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos de hipotermia. A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nesta situação. Roupas de frio, inclusive proteção para a cabeça. Luvas mitenes e botas isolantes, devem ser usadas por pessoas expostas ao frio.
2. OBJETIVO
Tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao Frio na empresa Melo Pré - Moldados dos quais implique sobrecarga térmica ao trabalhador, com consequente risco potencial de danos à saúde. Demonstrando assim soluções de emergência e controle em casos necessários além de aplicar Equipamentos individuais e coletivos de segurança ocupacional.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 DADOS GERAIS
Nome Empresarial: MELLO PRÉ MOLDADOS LTDA.
Nome Fantasia: MELLO PRÉ MOLDADOS.
CNPJ: 14.085.908.0001/01
Empresa Localizada na Estrada Vicinal Altino Vieira, 1765
Bairro: Capão redondo – Salto de Pirapora/ SP – CEP: 18.160-000
Atividade Principal: