trabalhos escolares
Novas formas de princípios para o desenho foram elaboradas pelos artistas acadêmicos , prevalecendo assuntos: mitológicos, religiosos e históricos.
Dentre os autores dessa “reforma” destacaram se :
- Eliseu Visconti .
- Antônio Parreiras.
Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período. Relacionado a este contexto, os artistas freqüentaram a Academia de Belas Artes introduzidos pela missão francesa.
De acordo com esses padrões, a beleza perfeita é um conceito amplo que não se existe na natureza , portanto o artista deveria tentar recriar a beleza ideal por meio da imitação dos clássicos em suas obras.
Como foi abordado na Introdução deste trabalho, a superação do academicismo se deu pelo declínio de conceitos da pintura neoclássica. Os artistas que faziam parte desse contexto de pintura, começaram a conhecer na Europa, no final do século XIX os movimentos impressionistas, desde já, a pintura que seguia rígidos princípios para o desenho do Neoclassicismo foram revolucionados, ou mudados, pelos principais artistas desse período, que de forma mais clara impulsionaram a superação do academicismo.
Eliseu Visconti :
Eliseo d’Angelo Visconti nasceu em Giffoni Valle Piana em 30 de Julho de 1886, foi um pintor, desenhista e designer ítalo-brasileiro ativo entre os séculos XIX e XX. É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil. imigra em 1873 com sua irmã Marianella para o Brasil, indo diretamente para a fazenda de propriedade de Luis de Sousa