trabalhos escolares
1º A E.M
Química
SAIS
Alunos: Claudiane, Jadson, Jenifer , Letícia , Maria Eduarda, Naiara e Nathalye Profº.: Washington
Nova Andradina
2013
INTRODUÇÃO
Em química, sal tem um sentido muito mais amplo e se aplica a uma série de compostos com características bem definidas, que têm em comum o fato de se formarem pela reação de um ácido com uma base, através de uma reação denominada neutralização.
As substâncias mais abundantes na natureza são os sais, quase sempre resultantes da reação entre ácidos e bases. Os mais conhecidos são o cloreto de sódio (sal marinho), nitrato de sódio (salitre), sulfato de cálcio (gesso) e carbonato de cálcio (mármore e calcáreo).
Mas, para que possamos estudar de um modo melhor os sais, é necessário que conheçamos alguns de seus aspectos, sua definição, onde podem ser obtidos, sua nomenclatura e sua utilização. Vejamos a seguir.
Se procurássemos uma definição para sais, poderíamos dizer que são substâncias encontradas na natureza, porém, muitos são obtidos pela reação de uma base com um ácido. Por exemplo, o cloreto de sódio, na natureza é obtido a partir das salinas e jazidas de sal-gema. No laboratório, é obtido da mistura de duas soluções de hidróxido de sódio(na OH) e de ácido clorídrico( HCl). Os sais são compostos iônicos, sendo, portanto, eletrólitos; são formados por uma reação entre um ácido e uma base, que seria a Reação de Neutralização. (Ácido + Base Sal + Água). Para que ocorra uma neutralização total quando no sal formado não restarem nem grupos OH- nem hidrogênios ácidos (H+). Caso contrário, será parcial. Os sais provenientes de neutralização total são chamados de sais neutros (normais); os que apresentam grupos básicos (OH-) são chamados de sais básicos (hidroxissais), e os que apresentam hidrogênios ácidos são chamados de sais ácidos