Trabalhos escolares e academicos
1. A Sociologia Positivista
O positivismo adotou parâmetros teóricos que pressuponham que os códigos reguladores dos âmbitos físicos e social diferiam quanto ao seu caráter. 1º acontecimento do mundo e fenômenos exteriores aos homens. 2º Questões humanas ligadas à interação e convivência social.
Charles Darwin
Ele é também definido até os dias de hoje, principalmente pelos críticos de suas concepções teóricas, como darwinismo social (costa, 1987:44-45). Essa qualificação é decorrente da influência importante que as pesquisas de Charles Darwin exerceram sobre sua forma de ver a sociedade. A visão darwinista, e que todos os seres vivos se transformam ininterruptamente, tendo por desígnio seu aprimoramento e o cumprimento da necessidade de garantia da sobrevivência. Como conseqüência, as mudanças futuras garantiriam a sobrevivência apenas dos organismo-sociedade e indivíduo-mais fortes e mais evoluídos.
Émile Durkheim e os fatos sociais
A visão de Emile Durkheim, Ele entendia que a sociedade predominaria sobre o individuo, uma vez que ela é que importaria a ele o conjunto das normas de conduta social.
Fatos Ao desenvolver a sistematização de pensamento sociológico, Durkheim diferenciou-se de Saint-Simon e Comte, uma vez que seu aparato conceitual foi além da reflexão filosófica, constituindo um corpo elaborado e metódico de pressupostos teóricos sobre a problemática das relações sociais.
Os estudos de Durkheim ganharam relevância para as ciências da sociedade, tornando-se parâmetro para vários ramos de pesquisa sociológica até nossos dias.
Para ele, a sociedade deveria ser um instrumento cientifico da busca de soluções para os desvios da vida social.
Ora, se a sociologia devia, nessa concepção, ser uma espécie de medicina social, ela carecia de ocupar-se de um objeto que lhe permitisse fornecer a chave explicativa dos códigos de funcionamento da