Trabalhos Escola
Germain Henri Hess
Químico russo, nasceu em Genebra, na Suíça, a 7 de agosto de 1802, e faleceu em São Petersburgo, na Rússia, a 30 de novembro de 1850.
Hess tornou-se importante pelos estudos realizados na área da termodinâmica, sendo considerado um dos fundadores desta ciência. Esses estudos iniciaram-se no ano de 1839 enquanto professor de Química em São Petersburgo.
Em 1840, Hess formulou uma lei empírica, a lei de Hess, que diz que o calor de reação de um processo químico é independente do caminho seguido, sendo determinado unicamente pelos estados inicial e final. Esta lei foi a precursora de uma das leis mais completas sobre a conservação de energia. Muitos químicos fizeram grande uso desta lei ao estabelecer os calores de formação dos compostos que não eram facilmente formados a partir dos seus constituintes elementares.
- Lei de Hess -
A Lei de Hess constitui uma "ferramenta" poderosa para o cálculo da variação de entalpia de reações que não podem ser determinadas experimentalmente.
O processo para a resolução consiste em trabalhar convenientemente com as equações fornecidas de modo que, de sua soma algébrica, resulta na equação principal, possibilitando o cálculo do .
De acordo com o Princípio da Conservação da Energia, esta não pode ser criada, nem destruída, apenas transformada.
Suponha as seguintes transformações:
A transformação do reagente A em produto B pode ocorrer por dois caminhos: direto, com variação de entalpia 1, em etapas, do reagente A para o intermediário C, com variação de entalpia 2, e daí para o produto B, com calor de reação 3.
Como a energia não pode ser criada nem destruída, então: 1 = 2 + 3.
Caso esta igualdade não se verifique, teríamos perdido ou ganho energia, contrariando o Princípio da Conservação.
Em decorrência do Princípio da Conservação de Energia, a Lei de Hess diz que:
"A variação de entalpia de uma reação química depende apenas dos estados inicial e