Trabalhos em desenvolvimentos e feitos
1)Quais as principais correntes de pensamento apresentadas nesta unidade? Em primeiro lugar temos o pensamento grego, o homem é entendido como o eixo unificador da ordem universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência e a alma.
No pensamento cristão podemos encontrar a visão de homem como pessoa. Esta é resultado, sobretudo, da experiência do diálogo entre Deus e o homem. Mas essa decisão implica na decisão e na responsabilidade do ser humano. O diferencial que vamos perceber aqui é a revelação.
2)Descreva as fases históricas e os principais fatos relacionados ao estudo da nossa disciplina.
Idade Média, uma sociedade teocrática ou seja a segurança estava na fé em Deus, o cristianismo utiliza o pensamento filosófico grego para explicar racionalmente a fé. Para Santo Agostinho, por exemplo, a alma não tem o mesmo sentido que em Platão, de preexistência, mas se apresenta como livremente criada por Deus.
Santo Tomás de Aquino adota a doutrina de Aristóteles. Para ele, alma e corpo não são duas substâncias separadas, mas dois princípios eternos que formam o único e mesmo homem concreto. No Renascimento, o humanismo predomina. O homem é olhado como situado neste mundo, cuja referência é Deus e a segurança está na fé nesse Deus. O homem questiona-se sobre seu ser e o sentido de sua vida.
Idade Moderna a sociedade torna-se antropocrática ou seja o homem torna-se o centro da sociedade). A submissão do homem a uma religião é substituída pela autonomia no pensamento humano por meio da razão e da experiência.
Na modernidade surge, portanto, o Racionalismo. O homem é reduzido a um sujeito pensante, ele é um ser racional e não se leva em conta o homem total, concreto.Nesse período, o pensador mais influente é o francês René
Descartes, que continua com o dualismo corpo e alma.
Na Pós-Modernidade, o reflexo de tudo o que está sendo discutido e pensado: o homem passa por uma autoexperiência concreta. Agora, o