Trabalhos diversos
01) Desde o século XIX, a Ginástica fez-se presente nos currículos educacionais brasileiros como um dos principais conteúdos da Educação Física. Sob a influência dos métodos ginásticos europeus que foram oficialmente implantados no país, a
Ginástica buscava afirmar-se como instrumento educacional capaz de promover a saúde e a retidão corporal dos alunos. Com perspectiva higienista, a Ginástica deveria ser parte integrante da sociedade, uma vez que se almejava a construção de um povo forte e saudável capaz de impulsionar o processo de industrialização que se iniciava no fim do século XIX.
Foi inserido numa sociedade fundamentada nos valores do capitalismo, em que a lógica do mercado é o consumo, cuja preocupação está em fixar indústrias pautadas no lucro e criar meios que tornem a vida moderna mais confortável. Com a suposta intenção de “melhorar a vida” das pessoas, nos aspectos materiais e tecnológicos como nos aspectos fisiológicos, biológicos e anatômicos, também surgem produtos variados - desde alimentos até as intervenções cirúrgicas - que visam a correção de supostas imperfeições.
02) Algumas vezes essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos, dependendo das intenções que estão em jogo.Dessa forma, havia a necessidade de criar um mecanismo para prevenir e tratar as doenças advindas desse novo processo, para que o trabalhador suportasse as condições de trabalho oferecidas; e, ao mesmo tempo, disciplinar os corpos, desde a infância, com hábitos saudáveis.
O meio ideológico tinha interesse em tornar a ginástica conteúdo escolar, pois por meio da escola seriam atendidas as exigências das novas demandas sociais e históricas. 03)
Ginastica Ritimica na Antiguidade
Ginastica Ritimica na Atualidade
Os Gregos,os Mesopotanos,os Egípcios e os Romanos usaram exercícios de ginástica como preparação dos guerreiros para as batalhas
possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos