trabalhos diversos
Definição clássica:
É aquela voltada para os empregados (diretoria, gerências, executores), com a intenção de informar e integrar os diversos segmentos aos objetivos e interesses organizacionais.
Envolve as chamadas redes formal e informal.
As chamadas redes formais são verticais e seguem a hierarquia da organização. As redes informais correm em qualquer direção, passando, muitas vezes, por cima dos níveis da hierarquia.
COMUNICAÇÃO FORMAL
COMUNICAÇÃO INFORMAL
Levando-se em consideração as vantagens e desvantagens de cada tipo de comunicação, percebe-se o quanto é necessário que haja a união da comunicação formal com a informal, assim, o que se espera, é que as mensagens passadas pela organização cheguem a todos e que todos os públicos relacionados e possam se expressar e transmitir seus sentimentos e expressões.
A comunicação interna está ligada ao perfil da empresa, pode ser de tipo burocrático, retro alimentador, espontâneo ou informal, e democrático.
Tem ainda forte vinculação com a Escola de Relações Humanas (um empregado informado é um empregado motivado e produtivo)
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.
A cultura retrata a personalidade de uma organização e não estudá-la é desprezar as relações simbólicas que articulam as relações de poder e se efetivam nas relações sociais.
São exemplos de manifestações da cultura: princípios, valores, conhecimentos, técnicas e normas morais; tradições, usos e costumes; convenções sociais, protocolos e regras de etiqueta; entre outros elementos.
No momento em que um conjunto de valores for compartilhado pelas pessoas que fazem parte da organização, desde o funcionário até a