Trabalhos Di
,
um n° racional constante.
né
Quando n é inteiro positivo, a função potência é um caso particular da função polinomial e a forma geral de seu gráfico depende essencialmente de n ser par ou ímpar. f ( x ) x n é uma
Assim, quando n é inteiro positivo par, a função função par ( f ( x ) f ( x ) , x ) e seu gráfico será, em linhas
2
gerais, similar ao gráfico da função f ( x ) x .
f ( x) x 2
f ( x) x4
f ( x) x6
Assim, quando n é inteiro positivo ímpar, a função f ( x ) x é uma função ímpar ( f ( x ) f ( x ) , x) e seu gráfico será, em
3
linhas gerais, similar ao gráfico da função f ( x ) x . n f ( x) x 3
f ( x) x5
f ( x) x7
Quando n 1, temos a chamada função recíproca, que é definida por f ( x ) 1 / x, cujo gráfico é uma hipérbole que tem os eixos coordenados como assíntotas.
1.6.6. Função Racional: É toda função definida pelo quociente de dois polinômios, ou seja, f ( x ) P( x ) / Q( x ) ,onde P e Q são polinômios. Seu domínio consiste de todos os valores reais de x tais que Q( x ) 0.
Seu gráfico pode ter uma grande variedade de formas, a depender dos graus de P ( x ) e Q( x ).
O gráfico de uma função racional pode possuir assíntotas verticais e/ou horizontais.
As assíntotas verticais passam por pontos “isolados” do eixo x que correspondem a valores de x que não fazem parte do domínio da função, ou, no caso do domínio da função excluir intervalos inteiros, passam pelos pontos correspondentes aos extremos desses intervalos (daí o fato do gráfico de f se aproximar o quanto desejarmos mas nunca intersectar estas retas). 1) O gráfico da função f ( x ) esta passará por x 1.
2) O gráfico da função f ( x )
2x
, se possuir assíntota vertical, x 1
1 x 4
2
, se possuir assíntotas
verticais, esta passará por x 2 e x 2 , pois seu domínio é dado por x 2 4 0, que corresponde