Trabalhos de portugues
Introdução:
Neste trabalho vão ser abordadas as dimensões biológicas, sociais e culturais, a dimensão sociocultural do viver humano. Houve investigadores que deram mais importância à componente biológica e outros que deram mais ênfase à dimensão cultural. Actualmente, resiste-se a qualquer atitude redutora que relegue a mente para qualquer um dos campos.
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais:
A natureza biológica da mente:
No cérebro procurou-se estudar a forma como as diferentes áreas cerebrais se relacionavam com os diferentes tipos de informação e de que modo as operações mentais se processam. O cérebro e encarado como o núcleo processador da mente e através do estudo da especialização cerebral concluiu-se que este apresenta um funcionamento global sistémico. Segundo estudos o aspecto activo, transformador e total do funcionamento da mente, neste funcionamento esta implicado o corpo na sua totalidade.
A natureza sociocultural da mente:
É através das vivências culturais e sociais que todas as redes do funcionamento cerebral se formam e transformam conforme o meio social e a medida que os tempos passam. Todo o corpo sofre modificações resultantes da interacção com o meio.
A natureza biossociocultural da mente:
O modo como nos comportamos, aquilo que somos e como somos é o resultado das características biológicas, da influência dos contextos e das situações. Para se entender estas características é importante ter em conta a cultura a história de vida, os modos de interacção social. A complexidade da mente humana deve-se portanto às interacções das dimensões biológicas e socioculturais da mesma.
No entanto existem situações especificas em que e impossível autonomizar-se as dimensões biológicas com as socioculturais, como por exemplo na alimentação e na sexualidade.
A Alimentação:
O mecanismo fisiológico da fome processa-se com a descida do nível de açúcar no sangue, detectado pelo