Trabalhos de pedagogia
Multiculturalismo
“Somos todos iguais quando respeitamos nossas diferenças!”
1 - Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica
A educação envolve diferentes dimensões, por este motivo, é preciso reinventar o espaço escolar para oferecer espaços e tempos de ensino – aprendizagem significativa e desafiante para os contextos sócio políticos e culturais atuais, maior compreensão das inquietudes de crianças e jovens.
Existe uma relação intrínseca entre educação e cultura. Estes universos estão profundamente entrelaçados e não podem ser analisados a não ser a partir de sua íntima articulação.
Uma primeira aproximação a esta problemática nos vem dada pelos inúmeros trabalhos de autores com diferentes orientações teórico – metodológicas, abaixo exemplos:
Gimeno Sacristán (2001:123 – 124)
A diversidade da educação é ambivalência, porque é desafio a satisfazer, realidade com a qual devemos contar e problema para o qual há respostas contrapostas. É uma chamada a respeitar a condição da realidade humana e da cultura, uma pretensão das políticas de inclusão social.
Uma outra contribuição diz respeito a uma concepção da escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluido e complexo, atravessado por tensões e conflitos.
Perez Gómez ( 1994;2001)
Segundo Perez Gómez a escola deve ser concebida como um espaço ecológico de cruzamento de culturas que se produz na escola.
A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença, sendo mais confortável a padronização e homogeneização.
No que se diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes em nosso continente, podemos afirmar que nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do outro. Sabemos que até hoje podemos encontrar pessoas que souberam resistir e lutam por seus direitos de cidadania plana na sociedade, enfrentando subordinações e exclusões.
Referente às identidades negras, convém informar que o