trabalhos de adaptacao
Depois da primeira Grande Guerra (1914-1918) multiplicaram-se as escolas, colégios, colônias agrícolas, obras caritativas e sociais. Entre as muita obras, as mais características foram os «Pequenos Cotolengos», instituições destinadas aos mais sofredores e abandonados,localizadas nas periferias das grandes cidades, para serem «novos púlpitos» aanunciarem Jesus Cristo e sua Igreja e para serem «faróis de fé e de civilização». O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de Missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida à Argentina e ao Uruguai (1921), à Palestina (1921), à Polônia (1923), a Rodes (1925), aos Estados Unidos (1934), à Inglaterra (1935) e à Albânia (1936). Dom Orioneesteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile.
O Colégio Santa Cruz foi fundado em 14 de setembro de 1963 pelo padre Remigio Corazza, que se deslocou de sua terra natal, na década de 50, para as distantes terras da América, juntamente com outros padres orionitas que vieram para a região do norte de Goiás, hoje Tocantins.
Ao chegar aqui, vendo que a região era desguarnecida de atendimento educacional e que os filhos dessa região tinham que sair do seio familiar para estudarem o ginásio em outras localidades, Pe Remigio resolveu buscar meios em Goiânia, capital, junto às autoridades e órgãos competentes para criar um estabelecimento que suprisse essa necessidade. Em fevereiro de 1963 solicitou a autorização de Dom Cornélio Chizzini, responsável pela Prelazia de Tocantinópolis para dar