Trabalhos da faculdade
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO AUDITORIA E CONTROLADORIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
PROFESSORA: CLEIDE
SINTESE DO FILME “NARRADORES DE
JAVÉ”
Aluno:Roberto Felix da Silva
Horizonte, Novembro de 2012.
O filme “Narradores de Javé” conta a historia de um vilarejo no sertão baiano que diante da noticia que o seu vilarejo iria desaparecer, eles tentam demonstrar que aquele lugar é patrimônio cultural de seus antepassados. O filme foi dirigido por Eliane
Caffé e lançado em 20031.
Javé é um povoado do interior baiano, idealizado com um espaço urbano que foi condenado ao desaparecimento pela construção de uma hidrelétrica, cujas águas inundaram o lugar. O vivido pelos moradores de Javé é narrado Zaque que, do seu novo estabelecimento comercial à beira da represa, conversa com um viajante e alguns clientes sobre a “odisséia de Javé”, relatando a eles a sua visão sobre o acontecido.
O filme mostra a diferença entre estória e historia, pois os moradores de Javé sabiam contar estória e o que ele estava precisando era de uma Historia, tal que fizesse com que aquele povoado fosse transformado no patrimônio comprovado cientificamente. A historia também conta um pouco das distorção que é estabelecido os fatos, pois cada narrador faz da sua maneira sempre buscando trazer para as suas raízes o acontecimento principal que foi a fundação da Javé.
A construção de uma hidrelétrica mostrado no filme abre uma reflexão de como o progresso muitas vezes contribui para a degradação do meio ambiente, fato esse demonstrado no filme.
Diante da situação de perder o seu vilarejo as pessoas vão pedir ajuda logo ao ex-carteiro que um tempo atrás usou de seu trabalho para inventar historia do povo somente para não ficar desempregado. Antônio Biá, o ex-carteiro como era conhecido, recebe a função de escrever “a história cientifica” apartir dos diversos depoimentos dados pelos habitantes.
O que “a história