Trabalhos cursos adm.
Neto, Alexandre Assaf, Mercado Financeiro, São Paulo, 10ª edição, Editora Atlas, 2011.
Resumo
Fundos de Investimento
Fundo de Investimento é o conjunto de recursos monetários formados por depósitos de investidores que se destinam à aplicação coletiva em carteiras de títulos e valores mobiliários.
Para as principais tomadas de decisões que envolve patrimônio dos fundos de investimentos são tomadas em Assembléia geral de cotistas.
As Instituições Financeiras cobram uma taxa de administração relativa aos serviços prestados pela administração do fundo e da gestão de carteira. O percentual dessa taxa é administrado pela própria administradora do fundo e previsto em seu regulamento, sendo cobrada sobre o valor total da aplicação de cotista.
A taxa de performance é cobrada com base no desempenho apresentado pela carteira do fundo de investimento em relação ao índice de mercado.
A taxa de ingresso ou de saída é um encargo que poderá ser cobrado do investidor quando da aquisição de cotas do fundo, ou quando o investidor solicita o resgate de suas cotas . Nesse caso não está computada no patrimônio do fundo portanto o valor da cota do fundo divulgado pelo administrador não contém essa taxa . Como todas as demais taxas esta também deverá estar definida no estatuto social do fundo e constar no prospecto do fundo .
Há essencialmente duas estratégias de investimento: Administração Ativa que envolve a compra e a venda dos ativos com o intuito de apurar retorno acima de um índice fixado como referência da gestão da carteira; Administração passiva por sua vezé uma estratégia de investimento em que o administrador do fundo investe em ativos visando produzir a carteira do índice previamente definido.
As principais carteiras usadas no Brasil para referenciar uma administração passiva são o Ibovespa, o IBX, e o CDI.
A rentabilidade de um Fundo de Investimento depende da estratégia adotada: quanto maior o risco, maior a